sexta-feira, 25 de junho de 2010

NA ROTA DO DESCOBRIMENTO (sul da Bahia)

Pesquisando uma viagem para fugir do frio de Campinas-SP, eu e minha namorada achamos um destino barato (R$500/pessoa com aéreo+hotel) e que vale muito a pena, levando em conta o clima agradável e as belas paisagens. Estou falando da região conhecida como Rota do Descobrimento, no sul da Bahia.

Ficamos cinco dias, em junho/2010, no hotel Baia Cabrália, um bom 4 estrelas na cidade de Santa Cruz de Cabrália, vizinha de Porto Seguro (nem 10km). A cidade é extremamente pacata e tem praias sossegadas. A minha dica é alugar um carro (pagamos R$60,00/diária num Gol com ar-cond), fizemos isso e pudemos conhecer bastante da região sul da Bahia.

A primeira parada foi a Praia do Espelho. A viagem foi desgastante de carro, levamos quase 2horas entre balsa de Porto Seguro - Arraial d’Ajuda (10 minutos, R$25 ida e volta), estrada boa de Trancoso e a péssima estrada de terra, que começa depois de Trancoso. Pelo menos o caminho é bonito: passa-se por vilas e tribos indígenas. A Praia do Espelho é bonita, quase deserta, só tem um restaurante e por isso mesmo caro. Já vi praias mais bonitas, mas, valeu... Na volta paramos em Trancoso e fomos conhecer o famoso Quadrado. Vale a pena curtir a vista de lá: paisagem maravilhosa das praias.

Também reservamos um dia para a linda Arraial D’Ajuda, excelente estrutura, tanto nas praias como no charmoso centrinho. Na praia de Pitinga, pedras na beira-mar formam pequenas piscinas naturais, águas no tom esverdeado e mar calmo, fizemos até um passeio de vela (R$30/pessoa ou R$50/casal), de 30min até alto mar, com meu xará Ricardo (Tel: 73 3575-3408). Se eu voltar para essa região, provavelmente me hospede em Arraial.

Em outro dia fomos para as praias mais ao norte, começando por Santo André, distrito de Cabrália, (chega-se de balsa, 10min, R$20 ida e volta de Cabrália). Linda praia, pouco povoada, águas claras e mar calmo, ótimo para quem quer sossego. Saímos de lá direto para Coroa Vermelha, do lado de Porto Seguro. Nessa praia existe uma preservação da tribo Pataxó e uma cruz gigante simboliza a primeira missa realizada no país, naquele mesmo local! Praia muito bonita, mar calmo e águas claras.

Para constar, também fomos para Porto Seguro, passamos à tarde no Tôa Tôa, um bar conhecido e com muito agito o ano todo. Praias não tão bonitas, com mar calmo. É lá também que fica a famosa Passarela do Álcool. É nessa cidade onde tudo acontece, um aeroporto acanhado recepciona seus turistas!

Uma dica importante para quem quer conhecer bem a região é acordar cedo, porque o pôr-do-sol é por volta das 16h/17h, ou seja, fica "noite" muito cedo. O bom é que o nascer do sol é igualmente cedo, então o esquema é acordar cedo e aproveitar o dia!

Anote o que foi feito em 5 dias com tranquilidade: Cabrália, Santo André e Coroa Vermelha – Praia do Espelho – Trancoso – Arraial d’Ajuda – Porto Seguro.
É uma viagem que une beleza natural com a rica história do descobrimento de nosso país!

*Texto escrito pelo professor de educação física Ricardo Reynol de Carvalho, 29 anos.

Gostou da viagem? Peça uma cotação para a Let's Go

Bem-vindos!

A agência de turismo Let's Go escuta muitas histórias bacanas de viagens e decidiu compartilhá-las com vocês, leitores viajantes.

Há mais de dez anos a Let's Go Turismo começou em Campinas-SP e, de lá para cá, a equipe ouviu notícias incríveis dos viajantes e agora irá transformá-las em dicas e informações úteis.

Se você deseja publicar aqui a sua viagem inesquecível, escreva para letsgotur@terra.com.br.